APRESENTAÇÃO EGEPE

Realizado desde o ano 2000, o Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE) é um evento consolidado no país e se firma como o principal espaço para o debate sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. O EGEPE é um evento qualificado pela Comissão de Área da Capes no estrato 2 – Área de Avaliação Administração, Contábeis e Turismo.

O encontro tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes e interessados das áreas de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas visando o intercâmbio de estudos, ideias e experiências. Além das seções de apresentação de artigos científicos, o evento tradicionalmente tem em sua programação o Consórcio de Mestrado e Doutorado, onde estudantes de mestrado e doutorado discutem seus projetos com pesquisadores da área, sessões simultâneas de debate sobre pesquisa e publicação em empreendedorismo e pequenas empresas e mesas-redondas, onde empreendedores e pessoas que atuam no sistema de apoio aos empreendedores são convidados a debater com pesquisadores a prática de empreender e de apoiar empreendedores.

Uma das características do EGEPE é a diversidade de instituições e regiões onde ele organizado. A primeira edição do EGEPE foi realizada na Universidade Estadual de Maringá (UEM). No ano seguinte, 2001, o evento aconteceu na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O III EGEPE ocorreu em 2003 na Universidade de Brasília (UnB). Em 2005, o IV EGEPE foi sediado na cidade de Curitiba no âmbito da PUC-PR. Em 2008 ele aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie. O VI EGEPE ocorreu em 2010, em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2012, o VII EGEPE ocorreu na cidade de Florianópolis, na UDESC, em uma realização conjunta da ANEGEPE com a UDESC, FURB e UNIVALI. Esta edição contou com o apoio do SEBRAE, da Capes e da FAPESC. O VIII EGEPE foi realizado em Goiânia, pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG), do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasilia (PPGA/UNB) e da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).

O IX EGEPE será realizado de 16 a 18 de março de 2016, pelo Programa de Mestrado em Administração da Universidade Passo Fundo, em Passo Fundo (RS), que conta com o apoio do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

O EGEPE 2016 tem como tema central Empreendedorismo e pequenas empresas: novos contextos e novas configurações. Neste contexto, pretende-se levar à discussão temas emergentes como: novas configurações das PMEs e das pequenas propriedades rurais; empresas familiares e agricultura familiar; o ensino do empreendedorismo na educação básica, o modelo de negócio, as alianças, as redes e a cooperação estratégica; a internacionalização de PMEs, motivações, barreiras e modos de entrada; o contexto das pequenas propriedades rurais e suas configurações; as competências e formas de operar das PMES para co-criação de valor; as perspectivas de crescimento das PMEs em um ambiente de inovação e transferência de tecnologia; a formação empreendedora e as perspectivas para o mercado. São novos contextos, são novas configurações. É tempo de mudanças, é tempo de inovar. Participe!



< VOLTAR